A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) anunciou nesta quarta-feira (18) a aplicação de uma multa no valor de R$ 900 mil à Sabesp. O órgão ambiental atribui à empresa o vazamento de esgoto que resultou na alteração do nível de oxigênio na água e na morte de peixes no Rio Paraíba do Sul.
Conforme comunicado oficial da Cetesb, a investigação foi iniciada após registros de mortandade de peixes entre os dias 18 e 28 de novembro nos trechos do rio que passam pelas cidades de São José dos Campos e Caçapava.
A análise apontou evidências de “poluição hídrica decorrente do extravasamento de esgoto da Estação Elevatória de Esgotos Ressaca, bem como o lançamento de efluentes fora dos padrões estabelecidos pela legislação vigente”.
Segundo o órgão, a carga despejada comprometeu os níveis de oxigênio dissolvido na água, fator determinante para a morte dos peixes. Em resposta a esses impactos, a regional de São José dos Campos da Sabesp foi multada no valor citado.
A Sabesp, por sua vez, informou em nota que “recebeu a autuação nesta terça-feira (17) e está analisando o ocorrido. A empresa garantiu que, no momento oportuno, prestará as informações necessárias para esclarecer os fatos”.
Fonte: G1 Vanguarda
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.